Passadas as eleições de 82 e com tres meses de mandato fui escolhido por unnimidade para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da ALEGO.
Porém, em Quirinópolis, nossos adversários perocuravam nos ridicularizar por não termos conseguido audiència para o prefeito Sodino Vieira com o governador Iris Resende Machado.
Era um estratégia do governador, receber os prefeitos para atender pedidos de obras só no segundo ano de governo, mas isso trazia enorme desgaste, pois o população começava a desconfiar da capacidade de seus representantes e nosssos adversarios sabiamm criticar com eficácia.
Consultei o prefeito Sodino se topava programar para 22 de janeiro de 1984, data do anivrsário da cidade, o primeiro comício regional pelas Diretas-Ja em Goiás, pois eventos asimm ocorriam em todo o país, exceto em Goiás, por uma deferencia do Iris, com o general João Figueredo, Presidente da República, com quem mantinha boa relação.
Com a concordância do prefeito, em menos de uma semana tinha confirmado a presença da 24 deos meus colegas deputados estaduais, 4 deputados feserais, os senadores Lázaro Barbosa e Mauro Borges, além do prtefeito de Goiânia, Nion Albernaz.
O convirte ao governador Iris Resende deixei em último lugar, quando toda imprensa goiana já estivesse convidada e já preocupava com sua posição. Eaperei que ele tomasse conbecimento do evento, antes de ser convidado.
Ao levar ao governador o convitte do prefeito Sodino Vieira e nosso, lembrei que ele ainda não tinha ido a Quirinópólis, nem recebido o prefeito em audiência no Palácio e que esse era um momento importante. Ele me olhoju firmenmente, pçarabenizou -nos pela iniacitiva, garantiu sua presença e já marcou a audiência, da qual tinha me referido. Foi um alívio para todos nós e o Prefeito levantou a pauta de reivindicções, que nela continha a construção do Conjunto Rio Preto.
A festa foi monumental. Comparceram 21 dputados estaduais, 4 deputaos feederais, os sensdores Lázaro Barbosa e Mauro Borges, o de prefeito Nion Albernaz, prefeitos e vereadoses da região e de várias cidades do Estado. Além do próprio Iris Resende, qjue estreou no palanque das Diretas-Já. A população que queria o fim do regime militar compareceu animada para gritar Diretas-Ja! A imprensa goiana marcou presença e a população compareceu em massa, como ocoria neste tipo de manifestação por todo o pais.
A repercussão do movimento foi ótima. Mudou o conceito da jovem representação de Quirinópolis. Iniciou-se assim um período de muitas conquistas para a cidade.
Foi um dia histórico para Quirinópolis e para Goiás.
- Início e Contexto: O movimento contra a ditadura militar teve uma das suas primeiras grandes expressões em um comício realizado em Goiânia em 15 de junho de 1983.
- Apoio Político: Goiás, sob o governo do MDB com Iris Rezende, alinhou-se às forças oposicionistas que buscavam a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.
- Manifestações: A Praça Cívica em Goiânia foi um ponto focal da campanha, com artistas como Belchior participando de atos pró-eleições diretas na capital goiana em abril de 1984.
- Rejeição: Apesar da mobilização popular em Goiás e no Brasil, a emenda que garantiria as eleições diretas foi rejeitada em abril de 1984.
Nenhum comentário:
Postar um comentário