quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Diretas-já muda cnoceito da representação de Quirinópolis

 

Foto;  46 anos após

Passadas  as  eleições de 82 e com tres meses de mandato fui escolhido por unnimidade para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora  da ALEGO.  

Porém, em Quirinópolis,  nossos adversários perocuravam  nos  ridicularizar por não termos conseguido  audiència para o prefeito Sodino Vieira com o governador Iris Resende Machado.

Era um estratégia do governador, receber os prefeitos  para atender pedidos de obras só no segundo ano de governo,  mas isso trazia enorme desgaste, pois o população começava a desconfiar da capacidade de seus representantes e  nosssos adversarios sabiamm criticar com eficácia.

Consultei o prefeito Sodino se topava programar para 22  de  janeiro de 1984,  data do anivrsário da cidade, o primeiro  comício regional pelas Diretas-Ja em Goiás, pois eventos asimm ocorriam em todo o país, exceto em Goiás, por uma deferencia do Iris, com o  general João Figueredo, Presidente da República,  com quem mantinha boa relação.

Com a concordância do prefeito, em menos de uma semana tinha confirmado a presença da 24 deos meus colegas deputados estaduais, 4 deputados feserais, os senadores Lázaro Barbosa e Mauro Borges, além do prtefeito de Goiânia, Nion Albernaz.

O convirte ao  governador Iris Resende deixei em último lugar, quando toda imprensa goiana já estivesse convidada  e já preocupava com sua posição. Eaperei que ele tomasse conbecimento do evento, antes de ser convidado. 

Ao levar ao governador  o convitte do prefeito Sodino Vieira e nosso, lembrei que ele ainda não tinha ido a Quirinópólis, nem recebido o prefeito em audiência  no Palácio e que esse era um momento importante. Ele me olhoju firmenmente,  pçarabenizou -nos pela iniacitiva,  garantiu sua presença e já marcou a audiência, da qual tinha me referido. Foi um alívio para todos nós e o Prefeito levantou  a pauta de reivindicções, que nela continha a construção do Conjunto Rio Preto.

A festa foi monumental. Comparceram 21 dputados estaduais, 4 deputaos feederais, os sensdores Lázaro Barbosa e Mauro Borges, o de prefeito Nion  Albernaz, prefeitos e vereadoses da região e de várias cidades do Estado. Além do próprio Iris Resende, qjue estreou no palanque das Diretas-Já. A população que queria o fim do regime militar compareceu animada para gritar Diretas-Ja!  A imprensa goiana marcou presença e a população compareceu em massa, como ocoria neste tipo de manifestação por todo o pais.

 A repercussão do movimento foi ótima. Mudou o conceito da jovem representação de Quirinópolis. Iniciou-se assim um período de muitas conquistas para a cidade.

Foi um dia histórico para Quirinópolis e  para Goiás.


O que diz a IA:
A campanha Diretas Já teve atuação destacada em Goiás, impulsionada pelo contexto político local de oposição ao regime militar. Um dos primeiros comícios de destaque ocorreu em Goiânia no início de 1983, com movimentações significativas que incluíram atos contra a ditadura e pela democracia, como o de 12 de abril de 1984.
  • Início e Contexto: O movimento contra a ditadura militar teve uma das suas primeiras grandes expressões em um comício realizado em Goiânia em 15 de junho de 1983.
  • Apoio Político: Goiás, sob o governo do MDB com Iris Rezende, alinhou-se às forças oposicionistas que buscavam a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.
  • Manifestações: A Praça Cívica em Goiânia foi um ponto focal da campanha, com artistas como Belchior participando de atos pró-eleições diretas na capital goiana em abril de 1984.
  • Rejeição: Apesar da mobilização popular em Goiás e no Brasil, a emenda que garantiria as eleições diretas foi rejeitada em abril de 1984.
Apesar da derrota da emenda, a campanha Diretas Já consolidou a resistência democrática no estado e no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário