terça-feira, 26 de junho de 2018

Rogério Carvalho, de Quirinópolis – bisavô do governador (em construção)


Rogério Carvalho - pioneiro de Quirinópolis e  bisavô do governador José Éliton

                Embora esta ligação familiar exista, mostra-se distante. O  senhor Rogério Martins Carvalho, da região da Fortaleza, município de Quirinópolis, é pai de Umbelina, que é mãe de Mirthes, esposa do governador José Éliton de Figueredo Júnior.  Aliás, Rogério Martins Carvalho teve vários filhos em mais de um casamento.  Entre eles a senhora Umbelina Carvalho, uma de suas filhas mais velhas  que,  com o irmão,  senhor Goducho Carvalho,   residiam em Rio Verde. Todavia,  seus irmãos  Jordilírio Carvalho, já falecido,  o senhor Negrinho e  Dona Margarida sempre moraram com suas famílias em Quirinópolis.

                Pioneiro da Fortaleza

             Embora   fosse reconhecido como importante  liderança  de suja  região , o senhor  Rogério  não possuía título, nem  recebera homenagem, como era merecedor, pois muito contribuiu para a formação de riquezas de Quirinópolis,  como grande proprietário de terras e destacado comerciante de gado. Para alguns, como o caso da seu  amigo Hélio Campos Leão, que foi  prefeito por  três vezes de Quirinópolis, era como se tivesse a comenda de major Rogério  Teles ou Carvalho, como se preferisse. 

.       Assim,  como  o prefeito Hélio Leão, o  coronel Jacinto Honório, o grande patrono de Quirinópolis, tinha por ele muito apreço e consideração. o senhor Rogério era seu parceiro de comercialização de gado e boiadas, Muitas vezes ia buscar boiadas na região da Serra do Café, hoje Serranópolis ou na divisa de Mato Grosso para atender o coronel e sua família.

        Conta seus filhos, muitas vezes deslocava em busca de gado. No início da viagem, em carro de bois, levando as arreatas e o mantimentos para a viagem. Lá comprava o gado, que  trazia tocado, por estradas boiadeiras, até sua propriedade, que era ponto de pouso para boiadeiros e suas boiadas, que fera por ele mantido para muitos comissários do Mato Grosso, que se deslocavam com suas boiadas e faziam pouso justamente  na sua fazenda, na região da Fortaleza,  para depois prosseguir até Barretos-SP. Algumas destas boiadas eram repassadas ao Coronel Jacintho,  que tinha extensas áreas de terras e era considerado o maior comprador de gado da região de Quirinópolis.

                A família de Rogério Carvalho é bastante numerosa. Muitos vivem em Rio Verde, mas a grande maioria faz parte da comumidade quirinopolina,  como integrantes das famílias  Carvalho, Martins, Teles, Cabral  e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário