terça-feira, 28 de outubro de 2014

"Antropização" do sabiá



"Antropização" do sabiá

         As matas são destruídas pela ação humana, mas se cessar a intervenção humana elas  podem se regenerar. Enquanto isso os pássaros se aproximam dos espaços dos humanos.  Precisam adquirir novos hábitos, aproveitando equipamentos, acessórios  e instalações dos humanos para a sobrevivência e perpetuação de suas espécies.

          Foi este o caso do sabiá laranjeira na Fazenda Paredão, em Quirinópolis-GO, que escolheu um banheiro da casa sede, que era usado por um funcionário da fazenda, para ali alojar seu ninho, numa vasilha que se passava por porta objetos, onde haviam uma escova dental, bucha de banho e sabonete do empregado da fazenda.

         O funcionário tinha ido a  cidade para votar, cuidar da escolha de governantes para a nação.  Numa rápida ação, num dia chuvoso, daquele mês de outubro, o sabiá realizou suam construção. Em menos de dois dias,  ao reorientar  a  posição dos apetrechos de higiene pessoal do funcionário, deixava tudo pronto: :um belo ninho,  feito com produtos do terreiro da fazenda e bem revestido internamente por barro do quintal. 

          Claro que o exemplar acima foi retirado de seu local de origem só para o momento da fotografia para permitir o testemunho de milhares de pessoas das mudanças adquiridas pelo sabiá. Foi logo devolvido ao lugar escolhido pelo passarinho em respeito a vida, a natureza e a inteligência de Deus, que dá força a natureza  para garantir a vida e o encantamento do universo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário