quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A alegria de Marconi voltou


        Após iniciar seu governo com enormes dificuldades do ponto de vista administrativo e político, basta dizer que enfrentou  fortes adversários no poder, no governo goiano, no governo federal, nas prefeituras de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia; o déficit gigantesco das contas públicas na transição de governo, o estado de caos das infraestruturas por todo o estado e, em seguida a ação do  ex-presidente  Lula, seu desafeto, que usou seus aliados para uma insana perseguição no Congresso Nacional, com base  na forjada Operação Monte Carlo. Torpedeado, queriam sua destruição, mas Marconi enfrentou com altivez esta guerra que venceu, pois por falta de  fundamentos e provas todas as manobras de vingança fracassaram.  Marconi pediu a proteção de Deus e priorizou a missão que recebeu do povo goiano. Providenciou  forte ajuste fiscal para conter o déficit público, criou o Fundo de Transportes, o Pacto pela Educação e  concentrou-se em administrar Goiás.

Hoje não se fala mais em  estradas esburacadas, apenas em casos pontuais, porque o governo executa um dos maiores programas de reestruturação de malha rodoviária do país, através  de  continuo trabalho de recuperação, construção, reconstrução  e de  duplicação de grandes trechos nas vizinhanças da capital, rumo ao interior. Não se vê escolas em ruínas e a evolução da qualidade do ensino é constatada pelo Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, IDEB, e reconhecida por todos. As Organizações Sociais foram uma solução para os problemas das unidades de  saúde do estado e novos gigantescos hospitais estão sendo construídos na capital e no interior. O programa Ambulatório Médico de Especialidades, AME, cujas unidades serão geridas por consórcios municipais de saúde, promete ser uma revolução na forma de atender a saúde da população no interior.  A segurança pública é bem paga e trabalha com veículos e equipamentos de ponta. Obras paralisadas, como Centro de Excelência Esportiva, Vila Cultural, hospitais do Entorno de  Brasília e outras foram retomadas. Desenvolve-se em Goiás o maior programa de habitação popular do país. Os programas sociais foram mantidos e um ambicioso programa de qualificação profissional instituído. Inicia-se as construções de gigantescos centros de excelência de tratamento de dependentes químicos.  Os prefeitos se animam com a chegada de recursos para o desenvolvimento das suas cidades. O estado vira um canteiro de obras públicas e particulares. Os investimentos acontecem e a economia cresce. Os indicadores econômicos disparam. Desde que Marconi assumiu o governo, Goiás cresce acima da média nacional.  O estado continua a se desenvolver e a se modernizar, numa evolução que é percebida por todos, inclusive, pela presidente Dilma, segundo a qual, Goiás é a China brasileira, pelo seu ritmo insuperável de crescimento.

            As perspectivas para 2014 são animadoras. O governo promete surpreender ainda mais os goianos, com sua administração. Os compromissos de campanha estão sendo resgatados e, sem dúvida, está em execução o melhor governo da história de Goiás. Por isso o governador Marconi Perillo tem fortes razões para voltar a sorrir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário