Sob a alegação de não respeitar a constitução brasileira, desrrespeitar preceitos legais, éticos e morais na administração pública, com omissão de deveres sobres seus auxiliares e comandados e por diversas ilicitudes, o ex- presidente Lula, após deixar o poder, no seu segundo mandato, foi condenado e recebeu mais de 500 dias de cadeia. Será que serviu para refletir sobre seu pasado e melhorar sua conduta para missões futuras?
O ex-presidente Jair Bolsonaro, sucedeu a presidente Dilma, apeada do poder por impeachment, apoiado por forte clamor popular contra os governos considerados corruptos do PT. Bolsonaro, navegou nesta onda e se elegeu presidente.
Todavia, a oposição alegava que Bolsonaro promovia uma campanha golpista, para se menter no poder. Teria trabalhado desde o início para enfraquecer as instuições nacionais, e por conseguinte, minar a democracia.
Bolsonaro, disputou e perdeu a reeleição, para Lula, liberado pela justiça e reabilitado politicamente. Alegou fraude nas eleições. Para contestar, teria reunido e promovido uma insurreição de apoiadores, com invasão, ocupação das sedes dos poderes de república, causando depredação de suas instalações e de pertences do partrimônio nacional. Os insurgentes esperavam o apoio das forças armadas, cujos comandantes se esquivaram de dar continuidade ao movimento golpista. O ex-presidente foi responsabilizado e acusado por via judicial de tentativa de golpe e outros crimes, sendo condemado a longos anos de prisão, tal como se fez com seus parceiros do ousado movimento.
Năo vamos passar pano para essa gente.
Neste 2026, que é ano de eleições, mais uma vez teremos a chance de valorizar o sentimento de nacionalidade, goianidade ou mesmo de pertencimento a uma comunidade, e como cidadãos , praticar um voto construtivo.
Culrivar o ódio, querer o pior para a nação que devemos amar, não expressa o sentimento cristáo, nem é um propósito aceitável.
Que 2026 seja um ano de reflexões proveitosas, de preparaçâo para uma eleição livre, sem a manipulaçăo das elites no poder ou dos gananciosos, que só pensam em si.
Vamos desde já observar os que mercem nossa atenção pela suas lutas em favor do desenvolvimento econômico e social, que leva a geração de empregos, renda e a um mundo melhor para todos. Não deixemos em segundo plano os que lutam pelas causas sociais para melhorar a saúde, educação, cultura, segurança pública, apoio emergencial na fome, cuidado com as crianças, idosos, com os que dependem de ajudas especiais; dos grupos discriminados pela sociedde, da extrema pobrerza, em especial, dos que mais sofrem .
Vamos desde já fugir dos candidatos festeiros de ocasião, os que tem passado de desonestidade, de falta de ética, falhas morais, bem como os gananciosos, pois estes querem o poder pelo poder. Será preciso observar os que merecem seu voto pelo que fizeram pela coletividade ou que poderão vir a fazer pelo seu histórico de luta.
Observe as redes sociais. Cheque as informações. Saiba que a internet dá asas a imbecís e a mal intencionados, que não respeitam sua inteligêqncia. Eles usam verdades para chamar sua atenção, mas no fim mostram seu propósito do mal. Veja tudo com cuidado. Discuta com seus amigos. As definições ocorrerão no mes anterior as eleições. Mudar será preciso, se o eleitor tiver a certeza que será para eleger o melhor.
Que 2026 devolva a confiança na juatiça, na política do bem, no império da paz e na esperança de dias melhores para Quiroinópolis e para toda nação brasileira.